segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Belenenses - BENFICA

O titulo deste post poderia ter sido BENFICA - Belenenses, tal a onda vermelha que se abateu sobre o Restelo. Mais parecia estarmos a jogar em casa.
Não será de todo injusto começar este post com uma nota aos adeptos do Benfica, que mais uma vez mostraram a sua força no apoio incessante à equipa. À chegada ao estádio fui brindado com o "speaker" do Belenenses a puxar pelos adeptos azuis gritando "Beléeeeemmm" ao que a resposta me deixei arrepiado, pois esse som foi totalmente abafado por um "Beeeenfiiiiiiiiica" estrondoso. Quando finalmente cheguei ao meu lugar percebi que o Benfica tem a enorme capacidade de me surpreender, mais de 2/3 do estádio estavam pintados de vermelho! Simplesmente Lindo!!!
E foram esses mesmos 2/3 que incessantemente apoiaram o Benfica, do primeiro ao ultimo minuto, não parando um minuto para descansar, a moldura humana já de si impressionante, tornou-se inesquecível pelo apoio ininterrupto que deu durante os 90 minutos.

O Benfica, mais uma vez, não desiludiu e proporcionou uma entrada à Benfica. Começou a impor um ritmo alucinante desde o primeiro minuto, com a única alteração em relação ao ultimo jogo a surgir na lateral esquerda com César Peixoto no lugar de Shaffer.
Cedo se percebeu que o golo não demoraria muito a chegar, e assim foi. Saviola numa correria esenfriada pelo corredor direito, foi deixando sucessivos adversários para trás e só parou, após ganhar um ressalto, quando a bola entrou na baliza de Nelson. Ainda havia adeptos à procura de lugar e já o Benfica vencia por 0-1, estavam passados 6 minutos de jogo.
Surpreendentemente o Benfica canalizava o seu jogo pelo corredor direito, abdicando da magia de Di Maria, que nos primeiros 10 minutos de jogo foi alvo de 3 tentativas de roubo, mais concretamente foram 2 entradas que por pouco não arrancavam as pernas a Di Magia, com o arbitro a marcar simples faltas já que em Portugal parece proibido a amostragem de cartões nos primeiros minutos de jogo, a não ser que seja o Benfica a cometer as faltas claro...
O Benfica, controlava o ritmo de jogo a seu belo prazer, impondo um ritmo bastante pausado em contraposição com o que se passou na luz frente ao Setúbal. Ainda assim ficava bem patente a diferença qualitativa entre as duas equipas, dando sempre a sensação que o segundo golo estava iminente. tal não sucedeu, e o jogo foi decorrendo até ao intervalo com o marcador inalterado.

Para a segunda parte o Benfica entrou determinado a resolver o jogo. A ala esquerda começou a funcionar, com César Peixoto a apoiar Di Maria, o que não aconteceu durante toda a primeira parte, sendo que os restantes continuavam em bom plano.
Apenas foi preciso esperar 10 minutos para que este ritmo desse golo, Saviola assistiu Cardozo para o segunda da tarde do Benfica. Com este golo, o já pobre Belenenses desapareceu,  e o Benfica começou a jogar a seu belo prazer começando a surgir entre os adeptos o sentimento de nova goleada tal a diferença entre as duas equipas.
Como seria expectável entrou Fábio Coentrão e, uma vez mais, veio imprimir velocidade e imprevisibilidade ao ataque Benfiquista.
A 15 minutos do final da partida, novo golo do Benfica, desta vez com Aimar a cobrar um livre sobre a esquerda, e a encontrar Javi Garcia que de cabeça fez o terceiro da tarde. Já mesmo no final dos 90 minutos houve ainda tempo para o Ramires fazer o quarto, após jogada rapidíssima de contra-ataque com Fábio Coentrão a assistir o brasileiro.
Finalmente uma nota para o regresso de Maxi que rendeu Javi Garcia, passando Ruben Amorim para a posição de trinco.

Seria complicado e injusto destacar um, dois ou mesmo três jogadores do Benfica num jogo como o de ontem, ainda assim ficam notas sobre alguns.
Começando pela defesa, Luisão esteve muito seguro, por ele não passou nada. O David Luiz parece de outro planeta, aliás, de outra Galáxia tal o nível do futebol do jovem prodígio brasileiro, esteve uma vez mais impecável, completamente intransponível. César Peixoto não esteve tão bem, uma primeira parte bastante má, sendo que na segunda melhorou mas ainda se nota alguma diferença para o resto da equipa e não justificou em nada a sua entrada para o lugar do Shaffer.
A meio campo destaco sem duvida Javi Garcia, que jogão que o espanhol fez ontem. estava em todo o lado, defendeu muito bem, e ainda lançou jogadas de ataque de grande perigo, tendo uma delas mesmo dado golo. Ramires também esteve muito bem, como já é habitual, parece que este pegou mesmo de "estaca", defende, ataca, movimenta-se como ninguém e ainda tem pé quente para o golo. Aimar, como sempre o cerebro da equipa na transição para o ataque. Di Maria com lances vistosos mas sem a preponderância que vem sendo habitual.
Finalmente na frente de ataque Saviola foi enorme, para alem do grande golo apontado, não parou um segundo, com movimentações constantes a deixar a defesa do Belenenses com a cabeça em agua. Não tão bem o Cardozo, pareceu desinspirado e preso de movimentos (ainda assim apontou um golo) acabando por ser substituído por Keirrison.
Uma ultima nota que pode soar a facciosismo, mas o único jogador que ainda assim mexeu com o Belenenses entrou aos 70 minutos e dá pelo nome de Filipe Bastos, é sempre bom ver um jogador do Benfica a assumir o papel de organizador e a destacar-se na equipa onde joga, ainda que nesta tarde tivesse sido o nosso adversário.

Após os 8-1 na Luz contra o Setúbal, nada melhor que nova goleada, desta vez no Restelo às custas do Belenenses. O Benfica joga, e joga bem! e isso motiva os adeptos, as Romarias para assistir ao Benfica fora de portas começam a ganhar forma, e este ano bem cedo. Com o nível de futebol que o Benfica pratica, não será difícil encher estádios por esse Portugal fora para assistir a mais goleadas como as que temos vindo a assistir.

Por tudo isto: Obrigado Benfica!!!


Domingo, nova Romaria a Leiria para ver o Benfica... EU VOU LÁ ESTAR!!!

Força Benfica

1 comentário:

André disse...

Concordo contigo!
O ambiente foi qualquer coisa de inexplicável... cerca de 15.000 ao rubro e em unissono! O Benfica é Mistica, é Magia... é algo que não se descreve com palavras: SENTE-SE!!!

Para além da injecção de mistica de ontem, houve futebol, muito bom futebol!
Um Benfica dominador convenceu-me de inicio ao fim, dominou e impôs o ritmo que mais lhe convinha! 4 bons golos, e grandes exibições.
Destaco Saviola, Javi Garcia (El Toro) e David Luiz!

Obrigado Benfica e Obrigado Trap pels excelentes análises!

Saudações Gloriosas