segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Leiria - BENFICA

Mais uma grande romaria da Nação Benfiquista. Este é o principal destaque duma jornada onde o Benfica sentiu, pelo primeira vez, claras dificuldades para trazer os 3 pontos para casa.
Realmente, a onde Benfiquista, este ano apareceu mais cedo que nunca, e apoiada em grandes espectáculos de futebol, e resultados conseguidos tem tudo para perdurar e vir a ganhar cada vez mais força. Em Leiria assistimos, como no Restelo, ao Benfica a jogar em casa numa estádio emprestado, tal a diferença de adeptos,  mais de 95% do estádio era BENFICA! e uma vez mais o apoio foi incessante de inicio ao fim, Eu estive lá, e é nos jogos fora que se sente a verdadeira Mistica... e sobre isto ninguém  me convence do contrário.

Quanto ao jogo, como já referi, foi uma exibição um pouco sofrida, onde o futebol espectáculo a que o Benfica nos vem habituando não foi possível praticar, muito por mérito do Leiria que se soube defender e muito bem, sem nunca recorrer ao anti-jogo; mas também devido a uma noite de inspiração do colectivo Encarnado.
De facto, os que costumam fazer a diferença hoje estiveram um pouco apagados, ou desinpirados; veja-se o caso de Ramires (muito apagado), Aimar (sem o brilhantismo no ultimo passe que lhe é reconhecido), Di Maria (a cair demasiadas vezes para o Centro do terreno onde não havia espaços).
Ainda assim o Benfica entrou com vontade de ganhar, e aos 5 minutos já estava em vantagem com o  golo de Saviola após marcação do livre sobre a lateral por parte de Pablito Aimar.
O Leiria encaixou o golo mas não se desorganizou, e ciente do tempo que ainda tinha à sua disposição para chegar à igualdade manteve a solidez e o rigor defensivo com que se apresentou.
Sem pressionar muito, e sem deixar espaços abertos na sua retaguarda o Leiria foi fazendo o seu jogo e após 15 minutos conseguiu mesmo o (auto)golo que lhes deu a igualdade, após um livre cobrado por Silas, David Luiz na tentativa de cortar acaba mesmo por colocar a bola no fundo da baliza de Quim.
O Benfica sentiu o toque, e começou a jogar mais pressionante e impôs mais velocidade ao seu jogo, ainda que insistindo demasiado nas incursões pelo centro do terreno, zona claramente sobre-lotada pela equipa Leiriense. Os minutos iam passando e o Benfica não conseguia criar oportunidades claras de golo.

A segunda parte acentuo a tendência do final da primeira, com o Benfica a dominar o jogo e a deter a posse de bola, enquanto o Leiria se remeteu para a defesa deixando alguns avisos em contra-ataques rápidos e bem executados.
Nota muito positiva para Jorge Jesus, ao ver que o modelo de jogo com que tinha vindo para Leiria começava a ser infrutífero, teve a a capacidade par alterar e com duas substituições trouxe mais vivacidade ao Benfica e outro estilo de jogo, entraram Cardozo e Nuno Gomes, passando o Benfica a jogar numa espécie de 4 3 3. As constantes movimentações de Nuno Gomes e Saviola na frente, com Cordozo fixo no meio trouxeram muitas complicações para a defesa do Leiria, que começou assim a ceder alguns espaços e as oportunidades começaram a surgir. Dez minutos volvidos sobre as subbstituições e o Benfica chega ao golo, através de penalti assinalado a castigar falta, clara, sobre Aimar e assinalado por  Jorge Sousa (sou só eu, ou o leitor também estranha aqui qualquer coisa: Jorge Sousa - Benfica- Penalti???????). Chamado a converter, Cardozo não perdoa e marca o 2-1 que permite ao Benfica trazer para Lisboa os preciosos 3 pontos.

Numa jornada onde a maioria esteve abaixo da média o destaque vai sem duvida para Javi Garcia (El Toro), e pensar que em Madrid lhe chamavam Armário com pernas. Mas que grande jogador que o Benfica descobriu ali. Não só serviu de tampão no meio campo, como apareceu em todo o lado,: cortava bolas, ganhava lances divididos, lançava o ataque, corria, compensava os companheiros... simplesmente Perfeito!
Apesar do auto-golo nota positiva tambem para David Luiz, que como costumo dizer não sabe jogar mal, e tem a raça e o querer de um Grande Benfiquista.
Keirrison... para mim continua a ser uma incógnita... aliás, só prova que o Benfica sabe contratar muito bem: contratamos o Weldon por 500 mil euros e é MUITO melhor que este Keirrison que custou ao Barcelona 14 Milhões de euros. Mas voltando ao jogo de ontem, Keirrison desperdiçou mais uma oportunidade para mostrar o que vale, ou melhor, se vale alguma coisa. Já começam a ser demasiadas oportunidades para quem não consegue mostrar nada... Zero!!!

Não tão bonito como já nos habituaram mas o importante são os 3 pontos, e a vitoria que trazemos para Lisboa, sobre tudo depois da derrota do porco com o Braga. São jogos como este que provam termos estofo de campeão, e são estas vitorias que são decisivas quando chegam as contas finais.
E para a semana temos a deslocação dos Quques ao porcalhão onde encontraram o mestre perito em problemas pessoais, e que neste momento deve ter uns quantos para resolver lá por casa. Se o Benfica jogar como sabe, tudo se alinha para que ganhe ainda mais distancias para um dos dois aspirantes.

Sábado, com o Leixões na Luz, Eu Vou Lá Estar.

FORÇA BENFICA!!!

Sem comentários: