terça-feira, 1 de setembro de 2009

BENFICA - Vitória de Setúbal

Viajem ao Passado!
Foi isto que o Benfica me proporcionou ontem, o resultado, o ambiente mas sobretudo o futebol praticado.

O Benfica entre em campo com o que se pode considerar o 11 base para esta época, excepção feita a Ruben Amorim que deverá deixar o seu lugar a Maxi Pereira assim que recuperar.
O Setúbal não escondeu a sua intenção, apresentando-se desde o primeiro minuto a jogar num 5-4-1, com o intuito de entupir o meio campo benfiquista e dificultar a chegada à baliza defendida por Mário Felgueiras; o objectivo principal era claro mas acabou por não resultar: anular Pablito Aimar.
E que grande jogo que El Mago realizou ontem, libertou-se com inteligência e classe do cerco que lhe foi montado a meio campo, vindo não raras vezes buscar jogo atrás, e não foi raro ver o Aimar a organizar a saida do Benfica para o ataque no meio dos dois centrais.

O Benfica entrou à Benfica, impressionante e com o turbo ligado desde os primeiros segundos de jogo, resultado na primeira oportunidade de golo ainda o ponteiro dos minutos não se tinha mexido, com Di Magia a falhar o pontapé após cruzamento de Saviola.
De novo Saviola a cruzar da direita (foi uma constante numa noite inspirada do Conejo) e Cardozo a falhar a emenda. O Benfica continuava a dar uma lição de bem atacar e as oportunidades sucediam-se.

Finalmente, após um quarto de hora de excelente futebol por parte do Benfica, chega o golo, conseguido por Javi Garcia, de cabeça, após canto cobrado por Pablito Aimar.
O Benfica não se dava por satisfeito, não tirou o pé do acelerador, e continuou a dar espectáculo perante os 41.000 que se deslocaram aos Estádio da Luz  às 20h15 de uma Segunda-Feira.
Nos 20 minutos que se seguiram deu-se magia no Estádio da Luz. Primeiro por Luisão, com um bom golo de cabeça após falta sobrada por Pablito Aimar descaído sobre a esquerda. Minutos depois, falta sobre Ramires dentro da área e Cardozo a converter dos 11 metros como nos tinha habituado a época passada, em força e colocado. Seguiu-se o inevitável Aimar, com uma jogada pelo centro, a passar por dois defesas (picando a bola por cima do segundo!!!) e na cara do guarda-redes a facturar com classe. A concluir 20 minutos de sonho apareceu Ramires a marcar o golo, após cardozo ter amortecido um cruzamento de Di Maria.
Estávamos com 40 minutos e 5-0 no marcador. Mas sobre tudo com o Benfica a dar sinais de querer ainda mais... isto para mim foi o mais importante do jogo, a atitude que o Benfica demonstrou ao não se contentar com um resultado de 5-0, e até ao intervalo continuou o massacre da equipa de Carlos Azenha.

Na segunda parte apareceu um Benfica mais pausado, a acalmar uma toada que todos pensavam ser impossível manter durante 90 minutos. mas ha no benfica jogadores que nao sabem jogar a baixas rotações, e imprimem velocidade e espectáculo ao futebol, casos concretos de Di Maria, Saviola e Ramires.
Foi nestes três que assentou nova vaga Benfiquista, aniquilando novamente um pobre Setúbal que serviu de mero espectador esta noite na Luz. O sentimento que se apoderava dos adeptos Benfiquistas era comum e parecia que cada ataque ia dar golo.
O Benfica voltou a alterar o marcador novamente por Cardozo, a desviar de cabeça após um toque de cabeça de Javi Garcia dentro da área.
Grande ovação para a saída de um Grande: Aimar deixa o lugar a Fábio Coentrão.
Como já nos tem vindo a habituar Coentrão entrou em grande, e veio dar ainda mais dinamismo ao lado esquerdo do ataque Benfiquista. Parece que este ano Coentrão não sabe mesmo jogar mal.
Com a entrada de Fábio para o lado esquerdo foi Saviola que descaiu ainda mais vincadamente para o lado direito, e continuou com as suas movimentações diabólicas a criar espaços e a deitar por terra a defesa Sádina. Foi pena não ter conseguido o golo numa das jogadas da noite, quando rouba a bola a um defesa, parte para a baliza, pelo caminho senta dois e na cara do Guarda-redes (de ângulo apertado) falha, quando tinha Cardozo de pé quente sozinho no meio da area. Ainda assim perdoa-se o egoísmo em noite histórica.
O Benfica continuava a jogar com um vigor físico que mais parecia ter começado o jogo há 10 minutos, e nem com 6-0 no marcador o Benfica sossegou, exemplo disso o 7º da noite, com David Luiz a roubar a bola no meio campo adversário, a entregar para Di Maria que com um passe magistral isola Cardozo que de primeira selou o seu primeiro hat-trick ao serviço do Glorioso.
A noite era de festa, nas bancadas o ambiente era "assustador", conta-me quem viu o jogo pela televisão que mal se ouviam os comentadores perante o Inferno que se tinha apoderado do Estádio da Luz.
Os jogadores, contagiados pelo ambiente de festa que se respirava na Catedral do futebol não baixaram o ritmo de jogo e a 5 minutos do fim foi a vez do recém entrado Nuno Gomes marcar, de cabeça, numa movimentação simplesmente perfeita, após cruzamento da esquerda de Coentrão.
Este golo provocou o deliro nas bancadas da Luz, e desta vez foi o publico que embalado pela equipa se fazia ouvir: "Só mais um... Só mais um!"
Quim ouviu, e apercebendo-se que o Benfica já não tinha tempo de satisfazer os adeptos, decidiu exibir as suas enormes qualidades a sair da baliza (por momentos pensei que fosse dizer qualquer coisa ao Saviola do outro lado do campo, tal a forma disparatada como desatou a correr...) permitindo assim o golo de bandeira do Setúbal.

Numa noite como esta é praticamente impossível eleger alguém para melhor jogador. O Benfica dominou os 90 minutos, após cada golo jogava como se o resultado ainda estivesse no 0-0 e sobre tudo marcámos 8 golos!
A eleger alguém apenas posso destacar Jorge Jesus, este Benfica é a sua imagem. Como o próprio prometeu os que já cá estavam a época passada estão a jogar o dobro... bem talvez o dobro não, mas o triplo sem dúvida.
É árdua a tarefa de destacar alguém, Cardozo com 3 golos, Aimar pela Genialidade e assistências, Di Maria, Coentrão, Ramires,. Javi... ainda assim destaco o Saviola que apesar de não ter marcado golos ou feito assistências fez um jogo fenomenal. Com as suas constantes movimentações e desmarcações acabou por derrubar vezes sem conta a defesa, criar os espaços necessários para que Cardozo, Aimar, Di Magia aparecessem com oportunidades de golo.

Só me resta deixar um enorme OBRIGADO BENFICA!
Obrigado pela magnifica noite que me proporcionaste ontem. Foi uma noite inesquecível, com um ambiente e um resultado à antiga! Assim sim BENFICA!

Para a semana, Eu não Vou Lá Estar, porque joga o Brasil B com residência em solo europeu (que saudades da NOSSA selecção)!!!

FORÇA BENFICA!

Sem comentários: